Disfunção Erétil ou Impotência Sexual

A impotência sexual refere-se a dificuldade do homem em ter ou manter a ereção em, pelo menos, 50% das tentativas durante uma relação sexual.

As causas podem ser físicas ou psicológicas e é sobre cada uma delas que vamos detalhar abaixo.

Causas

Questões Físicas: Não há fluxo sanguíneo suficiente ou o sangue não se mantém no pênis para que o órgão fique rígido durante a relação sexual.

Essa alteração orgânica pode ser causada por doenças, tabagismo, excesso de álcool, uso de medicamentos, problemas hormonais, pressão alta e obesidade.

Questões Psicológicas: insegurança, ansiedade, estresse também podem comprometer o desempenho e causar impotência sexual.

Fatores de Risco

Algumas comorbidades relacionados à circulação sanguínea também estão entre os fatores de risco para a impotência sexual. São eles:

Diabetes
Hipertensão
Colesterol e Triglicérides alterados
Tabagismo
Obesidade
Sedentarismo

Diagnóstico

A dificuldade para ter ou manter uma ereção, ereção flácida, redução do tamanho do órgão sexual ou dificuldade em manter a ereção em determinadas posições precisa ser investigada.

Pacientes que sofrem com impotência sexual devem ser avaliados por um médico especialista.

Tratamento

O tratamento da impotência é iniciado assim que o médico especialista identificar a causa. O tratamento adequado pode devolver ao paciente sua qualidade de vida e autoestima.